quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

O VERÃO COMEÇOU

O verão começou oficialmente às 3h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (22) no Hemisfério Sul.

 

Previsão é de tempo mais chuvoso na região Norte e estiagem no Sul.
Especialista explica o fenômeno que aumenta a sensação de calor

 
O verão começou oficialmente às 3h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira (22) no Hemisfério Sul. De acordo com a previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).
A estação, que deve ser de muito calor e chuva na maior parte do país, não deve ser muito diferente dos outros anos, segundo o centro. O verão começou às 2h30 (3h30 no horário de verão).
De acordo com o centro, chuvas acima da média devem ocorrer apenas na região Norte do país. “Na região central as chuvas devem estar dentro da normalidade. O que pode ocorrer são episódios ligados à zona de convergência do Atlântico Sul, que pode trazer excesso de chuva nessas regiões”, afirma o meteorologista José Felipe Farias.
Segundo ele, a maior concentração de chuvas acima da média estará na região Norte, e ao norte da região Nordeste, consequência do fenômeno La Ninã, até pelo menos o início de 2012.
No centro-sul do Rio Grande do Sul, a situação das chuvas vai de normal a abaixo do normal. “Não é uma notícia boa para o setor agrícola”, afirma Farias.
Durante o verão, a atmosfera está mais quente, e as temperaturas já começaram a passar dos 30°C em diversos estados. O resultado do calor são também os temporais, comuns nos finais de tarde.
Sensação térmica
O calor também é acentuado pela chamada "sensação térmica", em razão de fatores como o vento e, principalmente, a umidade relativa do ar. “Quando está quente e úmido, você tem dificuldade em trocar calor [com o ar], isso aumenta o desconforto”, diz Fábio Gonçalves, professor de biometeorologia na Universidade de São Paulo (USP).

Fim de semana no Rio tem previsão de calor e temperatura máxima de 27ºC (Foto: Marcos Teixeira Estrella/TV Globo)Manhã do primeiro dia de verão no Rio de Janeiro, nesta quinta (Foto: Marcos Teixeira Estrella/TV Globo
O cálculo dessa sensação varia de acordo com a localização do ponto estudado no planeta. Nas zonas tropicais, a umidade é mais relevante que os ventos e, nas zonas temperadas, acontece o contrário. O Rio Grande do Sul é o único estado brasileiro localizado na zona temperada.
Se a umidade sobe a ponto de provocar chuvas, a sensação térmica diminui. “A chuva refresca porque a temperatura cai, não pela umidade”, esclarece Gonçalves. O céu nublado, assim como qualquer outra sombra, reduz a incidência de raios solares, e a temperatura cai por causa disso, diz o professor.
Segundo ele, a maioria das pessoas se sente mais confortável com temperaturas entre 20ºC e 25ºC, e umidade relativa do ar entre 40% e 70%. Há inclusive estudos que mostram que, fora dessa faixa, os trabalhadores rendem menos.
Ar condicionado
Normalmente, o ar condicionado traz a sensação de conforto porque cria essas condições, mas há um porém. “A diferença com a parte externa não pode ser maior do que 7ºC, senão gera desconforto”, ele diz.

A redução brusca na temperatura pode provocar problemas respiratórios como resfriados. Além disso, o aparelho concentra agentes como fungos e bactérias, que podem espalhar doenças.
Já o vento aumenta a troca de temperatura entre o corpo e o ambiente. Por esse motivo, o ventilador é refrescante. Se a única arma contra o calor for o vento que entra pela janela, prefira os ambientes menores. Quanto menor o local, mais rápida é a troca de calor dele com o ambiente externo. Pisos, paredes e teto de madeira também favorecem a troca e mantêm a casa mais fresca.


Notícias: JORNAL ESTRELA SELMA.NEWS

Atalho do Facebook

Seguidores - FOLLOW THIS BLOG

Obrigada! Bjs!


I made this widget at MyFlashFetish.com.

AddThis Button BEGIN

SEGUROS EM GERAL

SEGUROS EM GERAL
eduardo_seguros@hotmail.com

Follow me

Follow me
Twitter

Relógio Flamengo

Climatempo

Campanha Adote um Vira-Lata!

AddThis

Bookmark and Share

Google

Pensou Seguros? CLIQUE! Ligue para EDUARDO SANTOS OLIVEIRA

Pensou Seguros?  CLIQUE! Ligue para EDUARDO SANTOS OLIVEIRA
Telefone 21 99526299

Flamengo...Amor Eterno!!

Flamengo...Amor Eterno!!

Mais um PrêmioVEJABLOG!

Meus Prêmios -GB

Meus Prêmios -GB

Meus Prêmios -GB
Gazeta dos Blogueiros

License

Blogueiros contra o Tabagismo!

Blogueiros contra o Tabagismo!

DIGA NÃO À PEDOFILIA!

DIGA NÃO À PEDOFILIA!

Sou do BEM

Sou do BEM

Counter

Google Pesquisa results

Powered By Blogger

Feed

http://feeds2.feedburner.com/blogspot/FqSN

Arquivo do blog

Quem sou eu

Quem sou eu
ESTRELA SELMA