domingo, 15 de julho de 2012

ONU pede ajuda

Secretário-geral Ban Ki-moon fez o pedido ao chanceler Yang Jiechi.
China e Rússia se opõem ao pedido ocidental de sanções contra Assad.

Da AFP
16 comentários
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu neste sábado (14) ajuda à China para aumentar a pressão sobre o presidente sírio, Bashar al-Assad, em uma tentativa de encerrar o conflito no país, indicou um porta-voz da organização.
"Ban Ki-moon pediu à China que use sua influência para garantir a aplicação plena e imediata do plano de paz da ONU e Liga Árabe apresentado pelo enviado Kofi Annan, e de um comunicado internacional que a China aprovou, em 30 de junho, pedindo a transição política na Síria", disse o porta-voz.
Ban e o chanceler chinês, Yang Jiechi, conversaram por telefone sobre a Síria antes da visita do líder da ONU à China, na próxima segunda.
A China é um país-chave na disputa travada no Conselho de Segurança sobre as sanções ao líder sírio. Assim como a Rússia, o governo de Pequim tem rejeitado as demandas ocidentais por uma ação internacional de pressão sobre Assad.
Esquina com prédios destruídos em Homs, uma das cidades mais atingidas pelo conflito na Síria (Foto: Reuters/Yazen Homsy)Esquina com prédios destruídos em Homs, uma das cidades mais atingidas pelo conflito na Síria (Foto: Reuters/Yazen Homsy)
Irã se oferece para ajudar
Mais cedo neste sábado, um aliado de Assad se colocou à disposição para ajudar nas negociações de paz entre o governo da Síria e os rebeldes. Ramin Mehmanparast, porta-voz do ministério das Relações Exteriores do Irã,reafirmou que o país vai "desempenhar seu papel" para promover o diálogo.
"O Irã está disposto a desempenhar seu papel para restabelecer a estabilidade e a segurança na Síria" e evitar que a crise síria "se espalhe rapidamente por toda a região", declarou Mehmanhparast a um jornal governamental.
O Irã, aliado de Damasco, propôs várias vezes utilizar sua influência para ajudar a resolver a situação, mas a oposição síria e alguns países ocidentais e árabes, que o acusam de ajudar militarmente o regime de Bashar al-Assad a reprimir a rebelião, se opuseram a isso.
Teerã acusa, por sua vez, alguns países ocidentais e árabes de armar os rebeldes sírios para provocar a queda do regime de Damasco.
Guerra civil
Também neste sábado, a Cruz Vermelha anunciou que vê os combates na Síria como um "conflito armado interno" -- jargão usado para definir uma guerra civil.
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC, na sigla em inglês) é o guardião das Convenções de Genebra -- que estabelece as regras de guerra e, como tal, é considerado a referência na qualificação quando a violência evolui para um conflito armado. Por isso, a mudança de status no conflito significa que os líderes dos dois lados agora podem ser punidos por crimes de guerra.
A agência humanitária independente já havia anteriormente classificado a violência na Síriacomo guerras civis localizadas entre as forças governamentais e grupos armados de oposição em três focos -- Homs, Hama e Idlib.
Mas as hostilidades se espalharam para outras áreas, levando a agência baseada na Suíça a concluir que a disputa chega ao limiar de um conflito armado interno.
"Há um conflito armado não-internacional na Síria. Nem todos os lugares foram afetados, mas ele não está limitado a apenas estas três áreas, ele se espalhou para diversas outras áreas", disse Hicham Hassan, porta-voz do ICRC, para a Reuters.
tópicos:

Notícias: JORNAL ESTRELA SELMA.NEWS

Atalho do Facebook

Seguidores - FOLLOW THIS BLOG

Obrigada! Bjs!


I made this widget at MyFlashFetish.com.

AddThis Button BEGIN

SEGUROS EM GERAL

SEGUROS EM GERAL
eduardo_seguros@hotmail.com

Follow me

Follow me
Twitter

Relógio Flamengo

Climatempo

Campanha Adote um Vira-Lata!

AddThis

Bookmark and Share

Google

Pensou Seguros? CLIQUE! Ligue para EDUARDO SANTOS OLIVEIRA

Pensou Seguros?  CLIQUE! Ligue para EDUARDO SANTOS OLIVEIRA
Telefone 21 99526299

Flamengo...Amor Eterno!!

Flamengo...Amor Eterno!!

Mais um PrêmioVEJABLOG!

Meus Prêmios -GB

Meus Prêmios -GB

Meus Prêmios -GB
Gazeta dos Blogueiros

License

Blogueiros contra o Tabagismo!

Blogueiros contra o Tabagismo!

DIGA NÃO À PEDOFILIA!

DIGA NÃO À PEDOFILIA!

Sou do BEM

Sou do BEM

Counter

Google Pesquisa results

Powered By Blogger

Feed

http://feeds2.feedburner.com/blogspot/FqSN

Quem sou eu

Quem sou eu
ESTRELA SELMA