Justiça bloqueia
Trip & Fun diz que crise financeira foi provocada por fatores externos.
Viagens para Disney, Cancun e Bariloche foram prejudicadas.
O Tribunal de Justiça de São Paulo determinou o bloqueio de R$ 25 mil em uma conta da empresa de turismo Trip & Fun, acusada de golpe por clientes que a contrataram e tiveram suas viagens canceladas ou interrompidas por falta de pagamento da agência a prestadores de serviço. Além de ré em um processo de indenização por danos morais, a empresa também está sendo investigada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público por descumprimento de contratos firmados na venda de pacotes para a Disney, nos Estados Unidos; Cancun, no México; e Bariloche, na Argentina.
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Segundo o despacho do juiz Jorge Alberto Quadros de Carvalho Silva, da 3ª Vara Cível do Foro Regional I de Santana, “a provável falência da ré e o perigo de que a sentença seja ineficaz, concedo a medida liminar de arresto e determino o bloqueio on line de R$ 25.449,60, a fim de assegurar o resultado de eventual condenação”. A empresa foi procurada para comentar a decisão da Justiça, mas não respondeu ao G1 até as 10h50.
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Nesta segunda (16), a Trip & Fun divulgou nota para esclarecer os motivos do adiamento de viagens que vendeu para o exterior. A empresa afirma que está em busca de crédito e investidores para que volte a operar normalmente ou para reembolsar aqueles que não aceitarem remanejamentos de datas.
A nota afirma que a empresa suspendeu temporariamente o atendimento presencial porque sócios e funcionários estão recebendo ameaças e sendo vítimas de vandalismo e agressões diversas. O único contato disponível é o e-mail contato@tripfun.com.br
De acordo com a nota, a empresa passa por um impasse financeiro que começou em 2009, quando teve de cancelar viagens e ressarcir clientes por causa da epidemia global de gripe suína. Em 2011, a empresa teve de cancelar viagens a Bariloche por causa das cinzas do vulcão Puyehue. Em 2012, o problema foi a alta do dólar. A Trip&Fun embarcou 500 passageiros para Cancún, Disney, Nova York e Bariloche, mas não conseguiu atender outros 1,2 mil passageiros restantes. A empresa nega que o número de passageiros prejudicados chegue a 6 mil, como disse um funcionário da própria agência.
Veja a íntegra da nota:
"A Trip & Fun, empresa de turismo direcionada ao público jovem, vem através de seus sócios e dirigentes esclarecer os fatos ocorridos nas ultimas semanas:
Primeiramente, lamentamos profundamente o adiamento das viagens marcadas e gostaríamos de frisar que ainda estamos trabalhando com afinco para tentar resolver cada caso.
A empresa passa por um impasse financeiro que teve origem em 2009, quando tivemos de cancelar viagens marcadas devido à epidemia global de gripe suína. Seguindo a determinação do Procon, todos os passageiros atingidos foram reembolsados integralmente. No entanto, fornecedores como hotéis, companhias aéreas, receptivos locais e casas noturnas já haviam sido pagos. A legislação para o turismo em países como Argentina, México e Estados Unidos difere da brasileira, o que impediu nosso ressarcimento imediato e trouxe inúmeros prejuízos à empresa.
A empresa passa por um impasse financeiro que teve origem em 2009, quando tivemos de cancelar viagens marcadas devido à epidemia global de gripe suína. Seguindo a determinação do Procon, todos os passageiros atingidos foram reembolsados integralmente. No entanto, fornecedores como hotéis, companhias aéreas, receptivos locais e casas noturnas já haviam sido pagos. A legislação para o turismo em países como Argentina, México e Estados Unidos difere da brasileira, o que impediu nosso ressarcimento imediato e trouxe inúmeros prejuízos à empresa.
Gostaríamos de ressaltar que, como sempre honramos nossos compromissos, conseguimos contornar a situação através de parcerias sérias com nossos colaboradores e clientes, e a temporada de 2010 transcorreu perfeitamente para os passageiros. Mesmo assim, a empresa continuou em processo de recuperação financeira.
Em 2011, todas viagens para Bariloche foram canceladas em função do caso das cinzas do vulcão chileno Puyehue, o que mais uma vez resultou em prejuízo financeiro, pois tivemos de atender à legislação brasileira e ressarcir todos os passageiros, sem ser reembolsados no entanto pelos fornecedores estrangeiros, que adotam regras diferentes. Somou-se a isso o cancelamento de viagens marcadas para a Costa do Sauípe, devido a um surto de meningite local, apenas a 15 dias do embarque. Com a remarcação dessas datas e passagens, vendidas a um preço maior que o pago com a devida antecedência, houve novo prejuízo. Ainda assim, todos os outros destinos transcorreram normalmente para os passageiros.
Iniciamos a temporada de 2012 levando mais de 500 passageiros a Cancún, Disney, Nova York e Bariloche. Tínhamos boa parte da temporada paga, já que o dinheiro dos passageiros foi investido em hotéis, passagens e transportes. No entanto, com a alta do dólar, não haveria viabilidade para embarcar os cerca de 1,2 mil passageiros restantes, e não 6 mil como foi amplamente divulgado.
Como a Trip&Fun sempre prezou pela excelência de seus serviços, essas viagens foram adiadas para que houvesse uma reestruturação financeira e a empresa pudesse voltar a operar normalmente. No entanto, com a ampla divulgação de um problema pontual, que foi o adiamento da viagem para Cancún de 30 passageiros, em 2 de julho, muitos clientes que tinham recursos a ver com a empresa sustaram seus cheques, o que agravou a situação e impediu provisoriamente a operação de novas viagens por falta de capital de giro operacional.
A Trip&Fun, líder de mercado em destinos turísticos como Cancún e Bariloche, e com mais de 7 anos de experiência, está em busca de crédito e investidores para que volte a operar normalmente, e dessa forma realize integralmente as viagens de seus clientes, nossa principal preocupação e diferencial, ou reembolsar aqueles que não aceitarem remanejamentos de datas, como determina o Procon.
Todos os sócios e funcionários da empresa ainda estão trabalhando e fazendo acontecer as viagens ainda vigentes, negociando e firmando acordos com diretores de escolas, famílias, representantes e agências, para viabilizar a conclusão dos roteiros e resolver cada situação da melhor maneira possível.
Salientamos que sócios, dirigentes e colaboradores da Trip & Fun estão recebendo ameaças, o que levou à suspensão temporária do atendimento presencial, também devido a atos de vandalismo e agressões diversas.
Gostaríamos de agradecer a compreensão de nossos clientes e parceiros até o momento. Estamos fazendo nosso melhor para minimizar os transtornos e contamos com a confiança em nosso trabalho e experiência.
Pelos motivos já mencionados, estamos atendendo no momento apenas através do e-mail contato@tripfun.com.br
Atenciosamente,
Trip&Fun"
Trip&Fun"